As localidades de Pedra Serrado e Pedra Barro em Flamengos, no município de São Miguel estão sem abastecimento de água há vários dias devido uma grave avaria nos equipamentos do sistema de bombagem. Durante o período em que decorria o conserto foi constatado que houve vandalismo seguido de roubo de alguns equipamentos.

Os gatunos danificaram a conduta (90mm) de água e roubaram 150 metros de cabo elétrico (4x16) que conduz energia e faz ligação entre o sistema de bombagem e o sistema de painel solar que o alimenta.

Apesar dos concertos efetuados, a reposição da bomba e do cabo elétrico, ainda não foi possível reestabelecer a distribuição de água porque os autores do crime danificaram parte da conduta que eleva água ao reservatório afim.  

A complexidade na localização da rotura dificulta a sua reparação, uma vez que a conduta de adução é assentada numa profundidade considerável (cerca de 1 m ou mais), ao chão molhado pela chuva, ao terreno extremamente acidentado serpenteado em ladeiras e ribeiras e a distância entre os dois pontos onde a avaria poderá se localizar que se estima em 2 quilómetros.

Não obstante tudo isto, a AdS promete fazer todo o esforço necessário para repor a normalidade o mais breve possível, tendo a Câmara Municipal de São Miguel oferecido o seu apoio nos esforços da localização da rotura e na disponibilização de autotanque para o abastecimento alternativo.